sábado, 18 de fevereiro de 2012

TIPOS DE WHEY PROTEIN


WHEY PROTEIN ISOLADA MICROFILTRADA
Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína. É extraída por membrana cerâmica através de um processo cross-flow de microfiltração. São várias formas de microfiltração. E introduzida também uma substância chamada glicomacropeptídeo (GMP) que é uma das substâncias bioativas do soro e é formada por 64 aminoácidos. Sua assimilação é facilitada. 
WHEY PROTEIN CONCENTRADA DO SORO BIOATIVO 
Sua extração permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo, pela reparação tecidual, pela recuperação muscular e pela liberação dos hormônios IGF I, TGF – B1 e TGF – B2 além de outros aminos considerados essenciais.  
WHEY PROTEIN HIDROLISADA 
Essa proteína é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática o que confere a essa matéria prima, o título de proteína de maior velocidade de absorção dentre todas as wheys assimiladas no músculo. Ela tem 92% das proteínas alcançada no processo de extração.    
WHEY PROTEIN ISOLADA ION EXCHANCE 
Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.  
WHEY PROTEIN CONCENTRADOÉ conhecida também como lactoalbumina, e é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 amino ácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Esta whey é rica também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos. ***Informação baseada nos informativos dos laboratórios.  
ALGUNS DETALHES IMPORTANTES  A SEREM CONSIDERADOS QUANDO FOR ESCOLHER A SUA WHEY 
É preciso ficar atento também a alguns detalhes quando for escolher a sua whey protein na loja. O primeiro deles é olhar nos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote. Por exemplo Ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfameNão contém Glúten Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein Isolada. Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, isolado ou de outra forma.
Existem wheys que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem espertos. Outro fator muito interessante é verificar que tipo de adoçante é utilizado no seu whey. No nosso exemplo ele é adoçado com sucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importadas e é considerado o melhor adoçante do mundo.  
Agora, uma coisa importante também, é calcular a porcentagem de proteína no seu whey onde o calculo é muito simples e feito da seguinte forma: Você irá dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo: Whey 24g de proteínas a cada 32g do produto. 24/32 = 0,75 Seu whey é 75% proteína. Simples não? Mas é muito importante esse tipo de informativo ao pessoal. O pessoal que vai comprar whey anda muito preocupado na quantidade de proteína por dose, porém, os mesmos não se atentam a economia quanto a quantidade de proteínas em cada dose. Explico melhor, qualquer whey pode ter 50g de proteína por dose, o que vai diferenciar é a CONCENTRAÇÂO. Uma whey com 50g de proteína, mas a cada 100g de produto é uma whey pouco concentrada.

PROTEÍNA DE LENTA DIGESTÃO E ALTAMENTE ANTI CATABÓLICA
No ano de 1992 no Institute pour Biologie et Nutrition Humainedo Centre D´Études Nucleaires du Saclay da França, o professorYves Boirie e colegas lançaram o novíssimo conceito das PROTEÍNAS LENTAS E RÁPIDAS . A idéia era semelhante ao conceito de Índice Glicêmico dos alimentos . Este conceito nos diz qual a velocidade na qual

uma proteína é digerida e como afeta os níveis de substâncias como a insulina, o IGF-1 , a leucina , o glicogênio muscular e a glucose sangüínea . Até essa data , prevalecia o conceito de que todas as proteínas eram digeridas da mesma forma e velocidade .

Uma proteína como a whey tem seu pico de ação/duração de cerca de 3 horas e meia enquanto a caseína tem tempo de ação bem maior . O que isso significa resumidamente para você ? Simples – aproteína do whey é anabólica por essência enquanto a da caseína é uma proteína com alto poder anti-catabólico.
Antigamente, alguns suplementos utilizavam em sua formulação a caseína porém em uma forma termicamente tratada , de difícil digestão , difícil absorção e que quando atingia o intestino grosso era fermentada pela flora do mesmo ocorrendo grande produção de produtos tóxicos como a amônia e uma variedade de fenóis.
Os suplementos high tech de hoje contém em sua formulação a caseína micelar – uma caseína não desnaturada (undenatured micelar casein) separada do leite por incríveis e modernos processos de ultra-filtração, sem o uso de aditivos químicos, o que aumenta a bio-atividade dos peptídeos do leite responsáveis por melhoras no sistema imunológico e crescimento de massa muscular magra livre de gordura .
Usando whey protein você aumenta a síntese de proteínas a níveis mais altos que a caseína mas os cientistas pesquisadores de nutrição de alta performance reconhecem que a caseína micelar é muito mais importante e mais efetiva no combate ao catabolismo muscular .
A caseína em sua forma micelar gera após sua ingestão um fluxo constante de aminoácidos na corrente sangüínea

mantendo um amplo espectro dos mesmos por um período de cerca de 7 horas após a sua ingestão . Uma das incríveis propriedades da caseína micelar é formar uma espécie de gel no intestino
e este gel que garante que os aminoácidos presentes na caseína sejam liberados gradualmente em seu sistema o que faz dela uma perfeita proteína para ser utilizada na prevenção do catabolismo e supressão de hormônios catabólicos como o cortisol .

Esta forma de caseína é ótima para ser utilizada logo antes de dormir para que  seja garantido uma boa liberação de hormônios anabólicos ( Gh e Testosterona ) durante o seu sono evitando assim que o cortisol seja o hormônio dominante nesta fase .

Um outro excelente período para se utilizar essa proteína é logo pela manhã ao acordar pois mesmo que você evite o catabolismo noturno vale lembrar que seu corpo em repouso total tem um gasto energético grande pois seus órgãos vitais como pulmões, cérebro , coração,  continuam funcionando em alta atividade causando assim gasto de energia que deve vir de algum lugar, preferencialmente que não seja de seus músculos e sim de algo fornecido a ¨fornalha metabólica noturna na forma de alimento de alto valor protéico e nutritivo.

Otimizar seus treinos , melhorar sua performance , aumentar sua massa muscular livre do acúmulo de gorduras indesejáveis , melhorar seus níveis de energia são coisas plenamente possíveis com o uso dos novos suplementos de alta tecnologia hoje existentes no mercado.
A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DO WHEY ISOLADO 
          Muitos procuram a Whey Isolada na intenção de olhar seu rótulo para saber quantas gramas de carbo esse whey tem como se o carbo é que fosse o principal  responsável para o físico ficar ruim. E essa deveria ser a menor das preocupações, até porque você terá de usar dextrose extra junto com seu shake para o mesmo não ser usado como fonte de energia. A real necessidade da utilização de uma whey isolada na dieta é pelo fato da mesma não conter nenhuma composição que possa “embaçar” o físico como lactose, gordura e sódio excessivo, apesar de algumas marcas isoladas terem uma quantidade de sódio absurdamente alta. Portanto, preocupe-se mais com esses fatores e com a qualidade dessa whey isolada do que com a quantidade de carbo que nela contém, 2 graminhas de carbo não vão fazer diferença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário