quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

IMPORTANCE OF HORMONES - IMPORTÂNCIA DOS HORMÔNIOS

Os hormônios são substâncias responsáveis pela harmonia das nossas funções orgânicas, visto que aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas – que acontecem mesmo em sua ausência – mas em ritmos diferentes. 

As glândulas endócrinas secretam substâncias particulares que provocam no organismo funções biológicas de alta importância: os hormônios. As principais glândulas endócrinas do organismo são o pâncreas, a tireóide, as paratireóides, as cápsulas supra-renais, a hipófise, as gônadas. 

Sob o aspecto químico, os hormônios podem dividir-se em duas grandes classes. 
a) Hormônios esteroides: aos quais pertencem as corticosupra-renais e sexuais


b) Hormônios protéicos: (verdadeiras proteínas) ou aminoácidos (mais ou menos modificados), as quais pertencem os hormônios tiroideas, hipofisárias, pancreáticas e paratiróides. 

As principais glândulas são: A glândula pituitária ou hipófise , é um pequeno corpúsculo situado no esfenóide (este é um osso que se encontra bem perto do centro da cabeça): divide-se numa porção anterior, adeno-hipófise, numa parte intermediária e em outra posterior ou neuro-hipófise, cada uma das quais produz os seguintes hormônios. 


Porção anterior: Na adeno-hipófise se separam os hormônios: 

a) somatrotofina ou hormônio do crescimento: estimulação corporal ao exercer sua ação sobre os cartílagos de crescimento dos ossos; modifica o metabolismo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono.

 
b) adrenocorticotrópico (ACTH) estimula a secreção dos hormônios córticosupra-renais. 


c) hormônio folículo estimulante (FSH): estimula a formação do folículo de Graaf do ovário e dos túbulos seminíferos do testículo. 


d) hormônio luteinizante: regula a produção e liberação de estrogeneos e progesterona pelo ovário e de testosterona pelo testículo. 


e) prolactina: mantém a secreção de estrogêneos e progesterona;, estimula a secreção do leite através das mamas. 


f) Tirotrofina: estimula a tiróides e a formação de tiroxina. 



Porção intermédia: 


a) intermedina ou estimuladora de melanocitos (MSH): regula a distribuição dos pigmentos. 


Lóbulo posterior: 


a) occitocina: atua a nível do útero favorecendo as contrações no momento do parto e a nível mamário facilitando a secreção do leite. 


b) vasopresina: estimula a contração dos músculos lisos; ação antidiurética sobre os túbulos dos rins. A extirpação desta glândula e a diminuição da liberação destes hormônios produzem o nanismo, e sua hipertrofia, o gigantismo; de seu lóbulo posterior se extrai a pituitina, que exerce sua ação sobre a tensão sangüínea; e a glândula pineal ou epífise (que não se extrai da hipófise por ser uma glândula independente) situada sobre o terceiro ventrículo e em frente os tuvérculos quadrigêminos, e que se extirpado numa criança, lhe provoca madureza corporal precoce, e um desenvolvimento intelectual antecipado (crianças prodígio). 

HORMONIOS ANABÓLICOS


GH


Relacionado no aumento da síntese protéica e na redução da degradação muscular, é sintetizado e liberado por células específicas localizadas na glândula pituitária.  Secretada pela hipófise, através de sua ação na síntese protéica (fabricação de proteína), multiplicação e diferenciação celular, a somatropina, também conhecida por GH, promove o crescimento de todo o corpo.

Os principais estímulos que levam a liberação do GH são:

  • o sono;
  • hipoglicemia;
  • alta ingestão de proteínas;
  • estresse;
  • exercício;
  • e outros agentes.
hormônio do crescimento, além do fator de crescimento, possui funções metabólicas especificas, promove aumento da síntese protéica, eleva a mobilização lipídica para produção de energia e reduz a utilização da glicose, como também reduz o catabolismo dos aminoácidos (produtos da quebra das proteínas).
TESTOSTERONA
testosterona é, através de evidências científicas, um dos principais hormônios anabólicos do organismo. É secretado nos testículos, pelas células de Leydig via hipotálamo e glândula pituitária, ambos situados na base do cérebro. A glândula pituitária é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo.
Esse que, por sua vez possui a função de ligar o sistema nervoso central ao sistema endócrino, chamado muitas vezes de “liberador de hormônios“.
hormônio sexual masculino tem influências no comportamento sexual e emocional, dando então características específicas masculinas ao indivíduo. Em conjunto com o GH, este hormônio contribui para o crescimento muscular através do aumento da síntese e diminuição da degradação protéica.
TST também está relacionada com o processo de hipertrofia muscular, pois um dos principais estímulos que levam à liberação desse hormônio é o treinamento de força.

IGF-1


Este hormônio, também conhecido como somatomedina–C, é sintetizado e liberado pelo fígado estando sob influência do GH. A síntese protéica depende de um equilibrado balanço nitrogenado, sendo o principal fator do balanço a quantidade e qualidade das proteínas ingeridas.
IGF-1 age como mediador do GH, uma vez que,  promove crescimento corporal através da diferenciação de células, estimula a síntese de proteínas e diminui a degradação. Porém, as respostas do IGF-1 ao treinamento de força ainda não estão claras, necessitando de maiores pesquisas (SIMÃO 2003).

INSULINA


Hormônio liberado pelo pâncreas, juntamente com o glucagon, a insulina regula a glicose sanguínea e o metabolismo dos ácidos graxos (gerados através da quebra dos lipídios).
Assim como regula o metabolismo de CHO e também influencia na síntese protéica e de RNA, esse hormônio facilita e aumenta o transporte de glicose e aminoácidos para as células musculares e do tecido adiposo, promovendo a diminuição do catabolismo protéico, e, aumentando a síntese e armazenamento de proteínas celulares e de glicogênio muscular.
Considerado um dos hormônios mais anabólicos, por promover maiores transporte e armazenamento de aminoácidos para o interior das células, a insulina se mostra eficaz no processo de síntese protéica.
Quando controlada, a insulina promove um eficiente estado anabólico, principalmente para atletas, pois inibe a degradação muscular no período de recuperação, e afeta positivamente o anabolismo.
HORMÔNIOS CATABOLICOS
É um hormônio produzido pelas glândulas supra renais. Tem algumas ações primárias, como o estímulo à quebra de proteínas, gorduras e ajuda na metabolização da glicose no fígado.
Muito se relaciona o cortisol com hormônio do stress. Diante situações de emergência ele ativa respostas para o organismo, fazendo com que aconteça o aumento da pressão arterial e também o açúcar no sangue. O organismo, por sua vez, neste momento, fica concentrado na função catabólica.
É usado em alguns casos de stress, para controlar inflamações, trabalha no controle dos níveis de açúcar no sangue e no funcionamento do sistema imune, principalmente no controle da pressão arterial.
Altos níveis de cortisol no organismo podem trazer problemas à saúde, como perda de massa muscular, aumento de peso ou a diminuição de testosterona ou menstruação irregular, pode causar também doenças como a Síndrome de Cushing, levando a uma desordem endócrina.
Já baixos níveis de cortisol podem trazer sintomas de depressãocansaço e fraqueza ou problemas mais graves como a Doença de Addison, que consiste numa doença rara que provoca insuficiência da glândula supra renal.

Estímulos como:

  • estresse;
  • má alimentação;
  • cargas excessivas de treino.
Estimulam a liberação do cortisol pelo córtex adrenal através da glândula pituitária. Na célula, este hormônio vai se ligar a seu receptor e vai afetar negativamente o RNA mensageiro ocasionando um aumento na degradação protéica.
É o verdadeiro molde da síntese protéica estando, dessa forma, diretamente envolvido no processo de hipertrofia muscular .

GLUCAGON


glucagon ajuda a manter os níveis de glicose no sangue ao se ligar aos seus receptores, que em suma são os hepatócitos ou comumente chamadas de células do fígado, fazendo com que o fígado libere glicose , armazenada na forma de glicogênio.  Assim que estas reservas acabam, o glucagon faz com que o fígado sintetize glicose adicional, que será lançada na corrente sanguínea prevenindo o  desenvolvimento de uma hipoglicemia.
No exercício, há uma estimulação de glucagon, com isso a estimulação da insulina é diminuída. Isto é, há uma relação inversamente proporcional entre o exercício e a insulina, em outras palavras, quanto maior for a duração do exercício menor será a produção de insulina (MOREIRA et al, 2010), com isso a capacidade anabólica do hormônio insulina é diminuída, e então o glucagon entra com suas funções. Das quais  podemos citar:
  • Estímulo à proteólise: é o processo de degradação (digestão) de proteínas por enzimas, chamadas proteases, ou por digestão intramolecular.
  • Estímulo à lipólise:  é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo.
  • Em condições normais, a ingestão de glicose suprime a secreção de glucagon. Há aumento dos níveis séricos de glucagon durante o jejum.

ON LINE CONSULTANCY

Nenhum comentário:

Postar um comentário