sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BODYBUILDING X CARDIO FOR FAT LOSS - MUSCULAÇÃO X AERÓBIO PARA PERDA DE GORDURA


MUSCULAÇÃO EMAGRECE MAIS QUE EXERCÍCIOS AERÓBICOS?



Quando o assunto é perda de peso, os exercícios aeróbicos são os que mais atraem adeptos. Esteira, bicicleta ergométrica, hidroginástica e caminhada são alguns exemplos de exercícios aeróbicos que as pessoas fazem para emagrecer. Mas você já ouviu falar que a musculação emagrece mais que esses exercícios?
É verdade que os exercícios aeróbicos queimam mais calorias que a musculação, no entanto, um corpo com a musculatura mais desenvolvida queima muitas calorias o dia inteiro, e não apenas no momento em que está realizando algum tipo de exercício.

MAS PORQUE MUSCULAÇÃO EMAGRECE?

musculação emagrece porque os músculos precisam de uma grande quantidade de energia para realizar as atividades do dia a dia, portanto, quanto mais desenvolvidos os músculos, mais calorias serão queimadas para fornecer a energia que eles precisam.
Quando você faz exercícios aeróbicos, seu corpo queima uma grande quantidade de calorias, no entanto, quando você para de se exercitar, seu metabolismo desacelera, e a queima de calorias cai. Além disso, as atividades aeróbicas não são boas para promover ganho de massa muscular.
Com a musculação é diferente.
Quando você faz musculação, o seu metabolismo fica mais acelerado, e o gasto calórico se mantém após o encerramento do exercício.
Para você ter uma ideia, após uma atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Nesse intervalo você perde de 10 a 15 calorias graças ao exercício.
Porém, após um bom treino de musculação seu metabolismo fica 12% mais acelerado, e 15 horas após o treino a taxa de aceleração do metabolismo permanece 7% mais alta. Isso proporciona a queima de muitas calorias. É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos.

PORQUE MUITA GENTE DIZ QUE MUSCULAÇÃO PREJUDICA O EMAGRECIMENTO?

Muitas pessoas, e até mesmo profissionais de saúde, dizem que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois o praticante muitas vezes não vê o emagrecimento na balança.
O que a musculação faz é diminuir a porcentagem de gordura e aumentar a massa magra, e isso não quer dizer perder peso (Veja matéria Músculo x Gordura e Peso Corporal).
Mas o que você prefere, perder peso e ficar com um corpo flácido e enfraquecido, ou emagrecer fortalecendo os músculos, de maneira a ficar com um corpo mais bonito, atraente e saudável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário